terça-feira, 23 de março de 2010

Obama assinou lei histórica da reforma da saúde

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou esta terça-feira a histórica reforma da Saúde após um ano de debate e polémica. «Hoje, após um século a tentar, após um ano de debate, após todos os votos terem sido contados, a cobertura dos planos de saúde torna-se lei nos Estados Unidos», afirmou Obama durante a cerimónia de assinatura.
«Assino esta lei em nome da minha mãe, que discutiu com as seguradoras enquanto lutava contra o cancro nos seus últimos dias», acrescentou Obama.
A reforma da saúde, uma das grandes bandeiras de Barack Obama prevê uma cobertura médica muito mais alargada e a redução da despesa gigantesca do Estado com a Saúde.
A nova reforma prevê que mais 31 milhões de americanos passem a ter cobertura médica, isso vai custar 940 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos. Por outro lado vai permitir reduzir, no mesmo período, 138 mil milhões de dólares do défice americano. E vai combater a despesa exagerada, as fraudes e os abusos.
O projecto de reforma prevê a nomeação de uma autoridade federal de controlo dos prémios dos seguros para ajudar o Estado a impedir a subida exagerada e outras práticas desleais (como a exclusão de pessoas doentes) das companhias de seguros.

Comentário: Esta reforma da saúde na minha opinião vai trazer grandes beneficios á população americana, esta que luta exaustivamente para a igualdade de direitos, agora dá um grande passo. A meu ver deveria o ter feito muito antes, mas nunca é tarde. Uma mudança muito importantepara esta potência que tem que se preocupar com o bem estar da sua população.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Funcionária consular dos EUA assassinada no México

Assassinos ligados ao cartel da droga de Juarez são os presumíveis responsáveis pela morte de uma funcionária consular norte-americana em Ciudad Juarez e do marido. A informação foi confirmada, este domingo, pelo Governo regional do Estado Chihuahua, no norte do México.
Os assassinos mataram também o cônjuge mexicano de uma outra colaboradora do consulado, indicou a mesma fonte.
Com «informações trocadas com agências federais norte-americanas», o inquérito orienta-se para agressores «que pertencem ao bando "Os Astecas", assassinos a soldo do cartel de Juarez», referiu o Governo regional num comunicado.
O fim-de-semana foi particularmente violento no México. Confrontos entre o exército e traficantes terão feito pelo menos 35 mortos, na região turística de Acapulco.
Comentário : É impressionante este tipo de coisas acontecerem. Estes assassinos devem ser deveramente castigados, para que mais nada deste género aconteca.
É triste ainda assistirmos a este tipo de noticias, mas infelizmente é a vida-real.

domingo, 14 de março de 2010

Avalanche mata três pessoas no Canadá

Uma avalanche em Boulder Mountain, no Canadá, fez três mortos e 17 feridos. O incidente aconteceu sábado durante uma competição de motos de neve, onde estavam presentes cerca de 200 pessoas, noticia a CNN. As autoridades não revelaram o número de desaparecidos, mas estima-se que várias pessoas estejam encobertas pela neve, o que levou as operações de busca a permanecerem no terreno. Helicópteros, cães e uma vasta equipa de socorristas está a varrer a área acidentada à procura dos desaparecidos na montanha, a 556 quilómetros de Vancouver.


Comentario:Sabemos que a neve nos proporciona momentos unicos e  é uma maravilha para os desportos de inverno, mas nem tudo 'e cor-de-rosa, e a natureza é traiçoeira. Estes desastres são exemplos significativos do que pode acontecer!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Criança morreu após confundir arma com comando da Wii

Uma criança de três anos disparou uma arma contra o próprio corpo por acidente, ferindo-se mortalmente. O incidente aconteceu no estado americano de Tennessee depois da menina confundir uma pistola semi-automática com um comando de um jogo da Nintendo Wii.

A rapariga foi transportada para o hospital ainda com vida. No entanto, ao chegar os médicos declaram o óbito da criança atingida no abdominal, informou a polícia de Wilson County, citada pela BBC.
A menina atingiu-se acidentalmente ao pegar na pistola do pai, que costumava ficar guardada num armário, sem munições. No entanto, de acordo com a polícia, depois da suspeita da presença de um ladrão no jardim, o pai da criança utilizou a arma esquecendo-se de a arrumar no local habitual.
O incidente levou a polícia a alertar, novamente, para a necessidade de guardar objectos perigosos fora do alcance dos menores.

Comentário:esta situação só se sucedeu devido ao descuido dos pais da criança, mais uma vez é de alertar o uso de armas em casa, e a forma como estas têm de estar fora do alcance das crianças. Para a segurança de todos, deve se tomar as devidas precauções !

terça-feira, 9 de março de 2010

Obama defende que reforma da saúde protege os cidadãos das seguradoras


O presidente norte-americano defende que o Congresso dos Estados Unidos deve aprovar a sua reforma da saúde, porque é importante para proteger os cidadãos e evitar os abusos das seguradoras, que praticam preços elevados e por vezes se recusam a cobrir as despesas dos norte-americanos que estão doentes. A reforma do sistema de saúde é uma das principais medidas da agenda de política interna de Barack Obama, e carece de um voto final do Congresso.


Comentário pessoal: Na minha opinião, acho que deve ser aprovado pelo congresso, porque todos os cidadãos norte-americanos devem ter direito a um sistema nacional de saúde, e não só aqueles que tem dinheiro para fazer seguros de saúde.

A mulher da vida de Barack Obama


Presidente norte-americano homenageia as mulheres, especialmente a sua.

A cumplicidade entre Barack e Michelle Obama nunca foi segredo na Casa Branca, mas o presidente dos EUA fez questão de o demonstrar, esta segunda-feira, ao assinalar o Dia Internacional da Mulher.
Com a boa-disposição que lhe é característica, Obama começou por sublinhar que, tal como a sua mulher, muitas outras já terão olhado para o outro lado da mesa de jantar e pensado: «Eu sou mais esperto do que aquele gajo.»
Na parte mais séria da tarde, o presidente norte-americano homenageou as várias mulheres presentes, como Madeleine Albright, e prometeu reforçar o poder das mulheres nos EUA e no Mundo.

Comentário pessoal: Na minha opinião, acho que o presidente fez muito bem em ter dado este "mimo" á sua mulher, nunca é demais demonstrar aquilo que sentimos. E também por ter referido o papel funfamental que a mulher apresenta na sociedade, e reforça-lo!

Forte tornado em Oklahoma

Um tornado de grandes dimensões atingiu ontem o estado de Oklahoma nos Estados Unidos, tendo destruído cinco casas e um celeiro, para além de ter provocado danos noutras estruturas. Não há no entanto registo de feridos
O fenómeno formou-se pelas cinco e meia da tarde perto de Elk City, a cerca de 180 quilómetros a oeste da capital do estado. A população foi avisada e pôde refugiar-se a tempo. Pelo caminho, o tornado destruiu vários postes de electricidade, o que deixou 900 casas sem energia.
Em média, o Oklahoma é atingido por 4 tornados no mês de Março, mas este foi mais forte do que é costume nesta época.


Comentário:A força da natureza é irreverssivel, e não afecta só os paises menos desenvolvidos, mas tambem outros tal como os EUA. A unica vantagem que este detem é ter um desenvolvimento que lhe permita, atenuar os efeitos destas revoltas da natureza, estando previamente preparados e obter os meios necessarios
para ajudar as populações afectadas. Sendo uma situação normal e que muitas vezes nos passa ao lado.

domingo, 7 de março de 2010

EUA combatem droga a partir de Portugal


Há muitos anos reconhecido como uma porta de entrada de droga para toda a Europa, Portugal vai contar, em breve, com uma delegação da Administração Norte-americana para o Combate à Droga, conhecida por DEA (Drug Enforcement Administration).


Até agora, este organismo geria a actividade em Portugal a partir de Madrid, mas decidiu recentemente instalar-se em Lisboa, por considerar que o nosso país tem sido utilizado pelo narcotráfico sul-americano como "porta primordial" para a Europa.

Um adido, um agente especial, um especialista de apoio administrativo e, posteriormente, um especialista em informações irão formar a delegação. O objectivo é "conduzir investigações com as autoridades portuguesas, tendo como alvo as grandes organizações narcotraficantes que usam Portugal como porta de entrada para os seus carregamentos para a Europa", realça o Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos, apresentado na segunda--feira em Washington. Segundo o relatório, no primeiro semestre de 2009, as apreensões de cocaína diminuíram para 1,6 milhões de toneladas métricas.


comentario pessoal: hoje em dia, o consumo de drogas tem aumentado imenso o que nao é nada bom para um pais desenvolvido como o nosso. a iniciativa americana é muito boa, visto que portugal nao da muita importancia as drodas, mesmo sabendo que é o pais "do portal das drogas".

segunda-feira, 1 de março de 2010

EUA oferecem equipamentos de comunicação ao Chile



A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton disse hoje que vai levar equipamentos de comunicação ao Chile para ajudar o país a lidar com as consequências do grande terremoto que devastou sua segunda maior cidade.
Hillary, que vai viajar para Santiago amanhã, disse aos jornalistas que ela e o presidente Barack Obama conversaram por telefone com a presidente chilena Michelle Bachelet para oferecer ajuda dos Estados Unidos. "Eles pediram equipamentos de comunicação, alguns dos quais estou levando em nosso avião", disse Hillary.
Ela disse que os Estados Unidos também colocaram equipes de busca e resgate de prontidão para possível viagem ao Chile, que no sábado foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter na região próxima a Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago.
O tremor causou muitos danos, prejudicando o fornecimento de eletricidade e o funcionamento das comunicações na cidade de 500 mil habitantes.
Hillary disse que as necessidades adicionais do Chile serão melhor avaliadas quando ela visitar Santiago. Hoje ela está em Montevidéu para a posse do presidente José Mujica, um ex-integrante da guerrilha esquerdista Tupamaros.


comentario pessoal: os E.U.A estam a tomar boas decisoes pois ajudar o outro e' sempre uma boa acçao a fazer, mas no entanto acho que os E.U.A sendo o país que sao, poderiam ajudar melhor o chile, pois têm meios para tal. Mas no entanto ja e' boa a ajuda, pois todas as ajudas sao necessarias.