Extensão territorial
O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2.
Capital
Ottawa, na província de Ontário.
Províncias e territórios
O Canadá é composto por dez províncias e três territórios (Capitais em parênteses): Alberta (Edmonton); Colúmbia Britânica (Vitória); Ilha do Príncipe Eduardo (Charlottetown); Manitoba (Winnipeg); Novo Brunswick (Fredericton); Nova Escócia (Halifax); Ontário (Toronto); Quebeque (Cidade de Quebeque); Saskatchewan (Regina); Terra Nova e Labrador (St. John's); Territórios do Noroeste (Yellowknife); Yukon (Whitehorse); Nunavut (Iqaluit).
Geografia
O Canadá se caracteriza pela diversidade geográfica, que compreende férteis planícies bastante adequadas para a agricultura, vastas cadeias montanhosas, lagos e rios. No extremo norte, as vastas florestas despovoadas dão lugar à tundra ártica.
Clima
Este imenso país apresenta grandes variações climáticas, que vai da calota polar ártica, ao norte do paralelo 70, à deserta tundra varrida pelos ventos, às luxuriantes florestas da costa oeste regadas pelas chuvas na Colúmbia Britânica, à savana semi-árida, aos campos de cereais banhados pelo sol. A maior parte do Canadá encontra-se na zona dominada pelos ventos de oeste onde os sistemas de alta e baixa pressão se deslocam irregularmente, mas em geral na direção do leste. No entanto, o Canadá possui as quatro estações bem definidas, especialmente na região ao longo da fronteira com os Estados Unidos - região mais populosa do Canadá.
No verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35̊C, enquanto no inverno não é raro chegar a -25̊C . Na primavera e no outono as temperaturas são mais moderadas.
Parques nacionais e lugares históricos
O governo canadense mantém 38 parques nacionais, os quais cobrem em torno de 2% da extensão territorial do país. Aberto em 1885 e localizado nos declives orientais das Montanhas Rochosas de Alberta, Banff é o mais antigo dos parques, enquanto que o Tuktuk Nogait, estabelecido em 1996 nos Territórios do Noroeste, é o mais recente. Há 836 sítios de importância histórica estabelecidos em honra de pessoas, lugares e eventos que marcaram a história do país. O Canadá também tem mais de 1000 parques provinciais e em torno de 50 parques em seus territórios.
As cadeias montanhosas
O território canadense engloba um grande número de cadeias montanhosas: os Torngats, os Apalaches, e o Escudo Laurenciano, a leste; as Montanhas Rochosas, as Montanhas Mackenzie e a Cadeia Costeira, a oeste; o Monte Santo Elias e as Montanhas Pelly, ao norte. A 5.959 m de altitude, o monte Logan, em Yukon, é o pico mais elevado do país.
Lagos
Há em torno de dois milhões de lagos no Canadá, cobrindo cerca de 7,6% do país. Os principais lagos canadenses, por ordem de tamanho (muitos dos grandes lagos cortam a fronteira Canadá-Estados Unidos) são: Superior, Huron, Grande Lago do Urso, Grande Lago dos Escravos, Erie, Winnipeg e Ontário. O Grande Lago do Urso, com 31.328 km2, localizado nos Territórios do Noroeste, é o maior lago situado totalmente no Canadá.
Rios
O Rio São Lourenço, com 3.058 km de extensão, é o rio mais importante do Canadá, proporcionando uma rota marítima para os navios que saem dos Grandes Lagos em direção ao Oceano Atlântico. O maior rio do Canadá é o Mackenzie, correndo por 4.241 km, através dos Territórios do Noroeste. Outros importantes cursos d'água são os rios Yukon, Nelson, Colúmbia (que em alguns dos seus trechos também corre pelo território americano), Saskatchewan, Peace e Churchill.
Os fusos horários
O Canadá possui 6 fusos horários. O fuso mais a leste, da Terra Nova e Labrador, está três horas e meia atrasado em relação ao Horário de Greenwich. Os outros fusos estão no Atlântico, no Leste, no Centro, nas Montanhas Rochosas e no Pacífico, que está oito horas atrasado em relação a Greenwich.
População
Mais de 33.1 milhões de acordo com as últimas estimativas, em janeiro de 2008.
Principais cidades
De acordo com estimativas de fevereiro de 2008, as principais cidades do país em 2007 eram: Toronto (5,45 milhões), Montreal (3,69 milhões), Vancouver (2,28 milhão), a região da capital nacional de Ottawa-Gatineau (1,16 milhão), Calgary (1,13 milhão) e Edmonton (1,08 milhão).
População rural e urbana
A maioria dos canadenses (79%) vive em cidades. De acordo com o Censo de 2006, 34,7% da população vivem nas três maiores cidades: Toronto, Montreal e Vancouver.
Tamanho das famílias
De acordo com o Censo de 2006 o tamanho médio das famílias é de 3 pessoas incluindo 1,2 filhos.
Expectativa de vida
82 anos para a mulher e 77 anos para o homem.
Padrão de vida
O Canadá tem um dos mais altos padrões de qualidade de vida do mundo. O país vem sendo apontado pela Organização das Nações Unidas, desde 1992, como um dos países de maior índice de desenvolvimento humano do mundo (que mede a qualidade de vida em geral), sendo o quarto país no ranking de 2005. Quanto à renda per capita, o Canadá ocupa o décimo-terceiro lugar, segundo o índice PPP (Paridade do Poder de Compra) do relatório do Banco Mundial referente ao ano de 2005.
Assistência médica e seguro social
Todos os canadenses têm livre acesso à assistência médica, com exceção dos serviços odontológicos. A maior parte das pessoas acima de 65 anos e aqueles que recebem amparo social têm a maioria de seus medicamentos fornecidos gratuitamente. O Canadá também possui uma rede extensiva de seguro social, que inclui aposentadoria para os idosos, auxílio-família, seguro-desemprego e previdência social.
Os povos nativos
O Censo de 2006 revelou que cerca de 3,8% dos canadenses pertencem a um ou mais dos três grupos indígenas reconhecidos pela Constituição de 1982: Índios Norte-Americanos, Métis e Inuit (antes chamados de esquimós). Deste percentual, em torno de 59,5% são Índios Norte-Americanos; 33,2% Métis e 4,3% Inuit.
Ontário tem a maior concentração de indígenas - 242.495, enquanto que Nunavut tem a maior proporção - cerca de 85% de sua população é autóctone.
Uma parcela pequena dos nativos canadenses vive em reservas ou povoados indígenas.
Origem étnica
Em 2001, 39,4% da população declaram ter origem étnica unicamente "canadense", sendo que 20,2% afirmaram ter ancestrais das Ilhas Britânicas e 15,8%, ancestrais unicamente franceses. Cerca de 10% dos entrevistados reportaram uma combinação de origem das Ilhas Britânicas, França e Canadá. Outros 16% relataram origem das Ilhas Britânicas, França ou origem canadense em combinação com origem de outro país. Por fim, 28% teriam origens outras que as Ilhas Britânicas, França ou o Canadá.
Religião
Os canadenses, na sua maioria, são cristãos. De acordo com o Censo de 2001, o catolicismo tem mais adeptos (43,6%), seguido pelo protestantismo (29,2%). Outras religiões incluem o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Cerca de 16,5 % da população declararam não seguir nenhuma religião.
Idiomas
O Canadá tem duas línguas oficiais: o inglês, língua materna de 57,2% dos canadenses, e o francês, a língua de 21,8% da população. Entretanto, 19,7% dos canadenses têm outra língua materna além do inglês ou do francês, como por exemplo: italiano, chinês, alemão, português, polonês, espanhol, árabe, holandês, ucraniano, holandês, grego, entre outras.
Educação
O sistema educacional varia de uma província para outra e compreende: de 6 a 8 anos de ensino fundamental, 4 ou 5 anos de ensino médio e 3 ou 4 anos de ensino superior (em nível de graduação). O Censo de 2006 revelou que entre os canadenses acima de 15 anos, 23,9% se formaram no ensino médio; 12,4% fizeram curso técnico e 20,3%, curso superior de tecnologia; 5% obtiveram diploma universitário; e cerca de 22,9%, diploma de pós-graduação (mestrado, doutorado ou pós-doutorado).
Cultura
A cultura indígena é a única verdadeira cultura nativa do Canadá, já que todos os outros canadenses são originariamente imigrantes. Eles começaram a imigrar para o Canadá no século XVII, trazendo consigo seus modos de vestir, hábitos alimentares e costumes. O Canadá abriu suas portas para a imigração de toda a parte do mundo no início do século XX; em 1988, o caráter multicultural do país foi oficialmente reconhecido quando o Governo sancionou o Ato do Multiculturalismo.
Esportes
Os esportes mais populares são: natação, hóquei no gelo, esqui cross country e alpino, beisebol, tênis, basquete e golfe. O hóquei no gelo e o beisebol são os esportes que mais atraem os espectadores.
A Declaração dos Direitos e Liberdades
A constituição canadense contém uma Declaração dos Direitos e Liberdades, que estabelece alguns direitos e liberdades fundamentais que nem o Parlamento, nem qualquer outra legislatura provincial ou territorial pode mudar. Estes incluem direitos de igualdade, de mobilidade, legais, bem como, direitos de liberdade de expressão, de associação e de realizar assembléias pacíficas.
O sistema político
O Canadá é uma monarquia constitucional e um estado federal com um parlamento democrático. O parlamento canadense, em Ottawa, consiste da Câmara dos Comuns, cujos membros são eleitos, e do Senado, cujos membros são nomeados. Em média, os membros do Parlamento têm mandato de quatro anos.
O Hino Nacional
O hino "Oh Canadá" foi composto em 1880, com música de Calixa Lavallée e letra do Juiz Adolphe-Basile Routhier. Em 1908, Robert Stanley Weir escreveu a tradução sobre a qual a presente versão Inglesa se baseia. Em 1º de julho de 1980, um século após ter sido cantado pela primeira vez, "Oh Canadá" foi proclamado oficialmente hino nacional.
A Bandeira Canadense
Várias pessoas participaram do processo em que a bandeira canadense foi desenhada. Jacques St. Cyr contribuiu com a folha de bordo estilizada, George Bist com as proporções e Dr. Gunter Wyszechi com a coloração. A determinação final de todos os aspectos da nova bandeira foi feita por um comitê do parlamento composto por 15 pessoas, a quem foi formalmente creditado o desenho. Após extensivo debate, a nova bandeira foi adotada pelo Parlamento. Ela tornou-se oficialmente a bandeira nacional no dia 15 de fevereiro de 1965, dia em que agora é comemorado o Dia da Bandeira canadense.
O símbolo nacional
Há muito a folha de bordo está associada ao Canadá: em 1868 ela aparecia nos emblemas das províncias de Ontário e Quebeque e, em ambas as guerras mundiais, aparecia nos emblemas militares do país. Desde sua introdução à bandeira nacional em 1965, a folha de bordo tornou-se o símbolo mais importante do país (As províncias e os territórios têm os seus próprios emblemas individuais).
Moeda
A moeda do Canadá é o dólar canadense - CAD - (equivalente a 100 centavos).
Produto interno bruto
O PIB mede o valor de todos os bens e serviços produzidos por um país durante o período de um ano. O PIB canadense foi de $1.531,4 bilhões de dólares canadenses em 2007.
Principais recursos naturais
Os principais recursos naturais são: gás natural, petróleo, ouro, carvão, cobre, minério de ferro, níquel, potassa, urânio e zinco, juntamente com a madeira e a água.
Principais indústrias
As principais indústrias são: automobilística, papel e celulose, siderúrgica, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, mineração, extração de combustível fóssil, madeireira e indústria agrícola.
Exportações
Lideram as exportações os veículos e peças automotivas, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, óleo, gás natural, metais e produtos florestais e agrícolas.
Importações
O país importa maquinaria e equipamento industrial, inclusive equipamentos de comunicação e electrónicos, veículos e peças automáticas, matérias primas industriais (minérios de metal, ferro e aço, metais preciosos, produtos químicos, plásticos, algodão, lã e outros produtos têxteis), assim como produtos manufacturados e alimentos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário