O avião partiu de San Diego com 144 passageiros a bordo e 5 elementos da tripulação. O destino era Minneapolis. E acabou por ser, só que não à primeira.
O avião passou a cidade por mais de 200 quilómetros e só quando uma hospedeira de bordo avisou os pilotos do erro, pela comunicação interna, é que estes regressaram e aterraram no destino.
O incidente está a ser investigado pelas autoridades de aviação norte-americanas e pela própria companhia aérea. Os pilotos foram entretanto afastados.
O comandante e o co-piloto, questionados pela polícia à chegada ao aeroporto, alegam que o erro aconteceu porque estavam numa acesa discussão sobre aviação.
Estes dois pilotos apenas responderam aos contactos da torre de controlo 14 minutos após terem passado o destino. Uma vez que os preparativos de aproximação e aterragem devem começar cerca de 160 quilómetros antes, as autoridades suspeitam que a verdadeira razão do erro pode estar no cansaço da tripulação de cabine. Ou seja: adormeceram.
"Os pilotos dizem que estavam envolvidos numa acesa conversa", disse à Associated Press o presidente da Fundação de Segurança Aérea. "Bem, teria que ser uma conversa bem longa". "Não faz qualquer sentido", acrescenta.
Os passageiros só tiveram conhecimento do que aconteceu quando o avião aterrou e verificaram o aparato de segurança na pista, com bombeiros e polícia.
por Alexandre Brito, RTP
23 Outubro '09
23 Outubro '09
Mariana
Umhhh... cá para mim, fizeram de propósito...
ResponderEliminarOu a conversa estava a ser muito interessante xD
ResponderEliminar