segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Governo cubano critica EUA na cimeira de Lisboa


O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodriguez, declarou hoje, segunda-feira, que os Estados Unidos "ameaçam os povos latino-americanos" com o estabelecimento de bases militares "cujo propósito é a dominação e a intervenção".
"O governo dos Estados Unidos da América ameaça os povos latino-americanos com o desenvolvimento de uma doutrina militar agressiva, a reactivação da IV Frota e com o estabelecimento de bases militares cujo propósito é a dominação e a intervenção, é aproximar o poderio militar norte-americano das ricas fontes de matérias-primas e recursos energéticos que possui a região", disse.
O responsável, que falava na sessão de abertura da XIX cimeira ibero-americana, fazia alusão ao acordo entre a Colômbia e os Estados Unidos que permite às forças militares norte-americanas usar sete bases militares no país latino-americano.
"(as bases) Constituem uma ofensa à dignidade da 'Nossa América' e uma ameaça à paz, à estabilidade e à soberania. Apontam não apenas contra a irmã República Bolivariana da Venezuela, que tem todo o direito de se defender, mas contra todos os Estados da região", adiantou Bruno Rodriguez.
A 08 de Novembro, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez pediu aos militares e aos civis que o apoiam que se preparassem para a guerra, depois de advertir os governos da Colômbia e dos Estados Unidos que os venezuelanos estão dispostos a tudo.
Defendendo que a América Latina e as Caraíbas devem ser "território livre de bases militares estrangeiras", o chefe da diplomacia cubana exigiu o "encerramento da Base de Guantanamo (base naval norte-americana), do campo de tortura ali instalado e a devolução do território" a Cuba.
Em relação à situação nas Honduras, onde um golpe de Estado em Junho depôs o presidente Manuel Zelaya e se realizaram domingo eleições para escolher um novo chefe de Estado, Bruno Rodriguez disse estar instalada no país "uma ditadura".
"Reconhecer o governo espúrio que destas eleições ilegítimas surja vai ser uma traição aos princípios da paz, democracia e justiça que são proclamados e assim se deveria manifestar esta cimeira", declarou.
A situação nas Honduras vai ser objecto de um dos 13 comunicados especiais que serão aprovados na 19ª cimeira ibero-americana do Estoril conjuntamente com a Declaração de Lisboa e o Plano de Acção.
O embaixador cubano em Portugal, Eduardo Lerner, disse à agência Lusa que Cuba espera que a declaração da Cimeira Ibero-americana do Estoril sobre as Honduras tenha "o consenso de todos os países".
No seu discurso de abertura, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba referiu-se ainda ao tema da cimeira, a inovação e o conhecimento, defendendo que estes devem beneficiar da cooperação entre as nações ibero-americanas e "ser partilhados com um sentido solidário e responsável".
"O nosso avanço será escasso se não for facilitada a transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento e se a grande maioria das nações ibero-americanas continuar a ser vítima de uma ordem económica internacional injusta e inoperante", assinalou.


fonte: jornal de noticias

Serena Williams multada em 55 mil euros


A tenista Serena Williams bateu um recorde, mas desta vez não se poderá orgulhar muito disso: acaba de ser multada em 82 500 dólares (cerca de 55 mil euros) por ter insultado e ameaçado de morte uma árbitra de linha no último Open dos EUA, disputado em Setembro.
Além desta punição - que ultrapassa os 48 mil dólares cobrados a Jeff Tarango nos anos 80 -, Serena Williams ficará também com uma pena suspensa nos Open dos EUA de 2010 e 2011. Bastará repetir maus comportamentos para incorrer numa multa de 175 mil dólares (115 mil euros) e na proibição de participar na edição seguinte.
Serena Williams estava a disputar a meia-final do torneio com Kim Clijsters quando uma decisão da árbitra de linha irritou a tenista norte-americana ao ponto de esta lhe ter dito que a iria matar.



fonte: correio da manha

sábado, 28 de novembro de 2009

Trancou os filhos na mala do carro enquanto foi às compras

Um homem de 35 anos trancou os seus dois filhos durante «vários minutos» na mala do carro enquanto foi às compras, nos EUA, noticia a BBC.

O tribunal acusou Michael Monahan de praticar violência física e de colocar a vida das crianças, de três e seis anos, em perigo. O pai negou as acusações e disse às autoridades que os filhos «gostam de brincar na bagageira».
O indivíduo saiu da prisão após pagar a fiança, mas não passou, naturalmente, o Dia de Acção de Graças, celebrado esta quarta-feira nos EUA, com a família. As crianças estão sob custódia da mãe.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Casal quebra segurança da Casa Branca

«Alpinistas-sociais» entram em jantar oficial de Obama em honra do primeiro-ministro indiano, em visita aos EUA.

Entraram sem ser convidados e foram recebidos com todos os sorrisos na Casa Branca. Um casal norte-americano rompeu as medidas de segurança da casa mais vigiada do Mundo e conseguiu entrar no jantar que o Presidente norte-americano ofereceu ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, na terça-feira à noite, noticia a «Associated France Press».

Michaele and Tareq Salahi foram dois dos 300 convidados para o jantar oficial. A diferença é que este casal nem sequer estava na lista de convidados. As fotos da «proeza» foram parar às páginas pessoais do casal na rede social Facebook. Nas imagens pode ver-se Michaele and Tareq Salahi com o muito sorridente vice-presidente dos EUA, Joe Biden, bem como com o chefe do pessoal da Casa Branca, Rahm Emanuel, e ainda com três marines.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, propõe que até 2030 se concretize uma redução de 42% dos gases com efeito de estufa.

O Presidente Barack Obama vai estar presente na cimeira do clima que vai decorrer em Copenhaga, confirmou esta quarta-feira a Casa Branca, no mesmo dia em que Obama propôs uma redução de 42% na emissão de gases com efeito de estufa nos próximos 21 anos, noticia O Globo.Até 2020 a meta é uma redução de 17% na emissão de gases para posteriormente, até 2035, a Casa Branca garanta uma diminuição de 30%. A redução de 42% deverá concretizar-se em 2030. Barack Obama espera que da cimeira saia um acordo robusto capaz de gerar medidas concretas e imediatas.A confirmação da presença norte-americana na cimeira de Copenhaga surge como um reforço de que há a possibilidade de se conseguir chegar a um acordo. A comunidade internacional exige que os Estados Unidos assumam um papel preponderante na luta contra o aquecimento global.


Rita Sampaio


fonte: jornal de noticias publicada ha duas horas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dólar perde terreno com possível manutenção dos juros




O euro segue a ganhar terreno, esta segunda-feira, face à moeda norte-americana, fixando-se nos 1,4974 dólares. O dólar está a descer devido à especulação de que a Reserva Federal (Fed) norte-americana vai manter os juros em torno dos 0%.
Neste momento, o euro está a subir 0,84 por cento e cada unidade vale 1,4974 dólares.



NBA: jogador dos Knicks acerta no seu próprio cesto!


Nate Robinson protagonizou o momento mais insólito do jogo da NBA entre New York Knicks e New Jersey Nets, disputado no último sábado. O jogador dos Knicks decidiu atirar ao cesto errado, no final do primeiro período, e acertou!

A sorte de Robinson é que o cesto não foi válido, uma vez que foi executado já depois de ter soado a buzina. Ainda assim o jogador não escapou a um enorme puxão de orelhas do seu treinador, Mike DAntoni, que depois só o deixou jogar mais três minutos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Menina deixa a escola por espirrar 16 vezes por minuto

Norte-americana de 12 anos pode sofrer de «metralhadora de espirros»
Lauren Johnson, de 12 anos, deixou de ir à escola porque não consegue parar de espirrar. De acordo com o jornal «Globo», esta jovem norte-americana, da Virgínia, espira 16 vezes por minuto. O problema começou há duas semanas, quando a menor recuperava de uma forte gripe. De acordo com Lynn Johnson, mãe de Lauren, a criança já foi vista por vários médicos e hipnoterapeutas, mas ninguém consegue ajudá-la.
Para o alergologista Clifford Bassett, ouvido pela rede ABC, a menor deverá sofrer de um mal a que chama «metralhadora de espirros».
«É muito frustrante», confessa a menina, que curiosamente nunca espirra durante o sono.
O problema é considerado raro. Há cerca de dois anos, a ABC contou a história de Brooke Owens, que também não consegue parar de espirrar e foi também obrigada a deixara escola para não perturbar os colegas. Na altura, a menina não conteve o desabafo: «Acabou o meu sonho de ser enfermeira».

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Adolescente preso 3 dias em bloco de gelo com ursos polares

Canadá: o jovem teve que matar um urso para sobreviver.
Um jovem de 17 anos ficou três dias preso num bloco de gelo à deriva no Mar Árctico, junto com vários ursos polares. O rapaz sobreviveu a uma temperatura de até -20ºC.
Jupi Angootealuk pertence a uma comunidade esquimó do norte do Canadá. Tinha ido caçar com o seu tio na última sexta-feira, no litoral da Baía de Hudson. Um dos veículos que eles levavam partiu e ao sair para procurar ajuda, o rapaz acabou por ficar preso num bloco de gelo que se desprendeu.
De acordo com a BBC, o tio do rapaz, de 56 anos, foi resgatado dois dias depois. Jupi Angootealuk só foi resgatado um dia depois.
O jovem esquimó teve mesmo que matar uma fêmea de urso polar que também estava presa no bloco de gelo, deixando os seus filhotes sem mãe, disse Jean Pierre Sharp, do Centro de Cooperação de Resgates de Trenton, em entrevista à BBC.
O esquimó foi avistado pelas equipas de resgate no domingo, mas só foi retirado do bloco de gelo na segunda-feira. Jupi Angootealuk foi internado com hipotermia leve e ferimentos provocados pelo frio.





Canadá: Casal gasta "últimos seis dólares" na lotaria e ganha prémio

Um casal de índios canadianos, que diz ter gasto os seus "últimos seis dólares" a tentar a sua sorte na lotaria, recebeu um cheque de mais de 31 milhões de euros, em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Muito emocionado, Kirby Fontaine, antigo segurança de um casino, disse ter tido muita sorte em ter ganho este prémio, o segundo mais elevado da história da lotaria pública no Canadá, um ano depois de ter sofrido um enfarte.
Questionado sobre o que vai fazer ao prémio, Kirby Fontaine chorou de emoção, lembrando a sua comunidade que rezou por ele quando teve um ataque cardíaco.
A sua esposa, Marie, auxiliar de enfermagem, disse que nunca tinha ido muito além da sua região mas que, com este prémio, é capaz de viajar pelo mundo inteiro.
O casal pretende usar este dinheiro para assegurar os melhores cuidados médicos para Kirby e para ajudar os seus primos e amigos da reserva de Sagkeeng, onde vivem com os seus dois filhos.
A população da cidade de Pine Falls e da reserva vizinha foi amplamente afectada pelo encerramento de uma fábrica de papel, que deixou 270 pessoas no desemprego.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Chávez diz que se consome cocaína na Casa Branca

O Presidente da Venezuela voltou a atacar o Governo dos EUA, desta vez por causa da luta contra o narcotráfico, responsabilizando este país pela grande procura de drogas. Hugo Chávez diz que o número de toxicodependentes é tal que até na Casa Branca (sede do Executivo) se consoma cocaína.
"Os EUA permitem o tráfico de drogas para evitar que milhões de consumidores norte-americanos caiam na loucura já que o nível de toxicodependência é tal que até na Casa Branca se consome cocaína", disse o Presidente da Venzuela, Hugo Chávez, citado pela edição online do jornal espanhol "ABC".


"Há pouco tempo saiu um relatório que dá conta de que 90% das notas que circulam nos EUA têm vestígios de cocaína. No caso de Washington chega a 95%! Até na Casa Branca consomem cocaína", exclamou Chávez numa sessão do Conselho de Ministros venezuelano que analisava o problema do tráfico de droga.
Na opinião de Chávez, o problema reside em grande medida na procura de estupefacientes por parte dos EUA e não nos países produtores, muitos deles na América Latina.
O Presidente venezuelano diz que tem apostado muito na luta contra o narcotráfico, mas o Governo dos EUA acusa este país exactamente de não fazer grande investimento nesta área.
Desde 2005 que foi suspenso, por parte da Venezuela, um acordo entre os dois países com vista à cooperação entre as agências nacionais de luta contra o narcotráfico. Em causa estiveram acusações de espionagem.
O Presidente da Venezuela voltou a criticar o acordo que existe entre EUA e a Colômbia nesta matéria, considerando que a cooperação militar entre os dois países é mais prejudicial do que útil à resolução do problema.
"Está provado que 80% da droga que sai da Colômbia vai via Pacífico para os EUA em porta-aviões e através da base militar de Manta (no Equador). Os ianques proporcionam melhores condições para o narcotráfico. Essa é que é a verdade, verdadinha!", acrescentou.

Siconline, em 04-11-2009
 
Mariana