sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Orca ataca e mata treinadora

Os responsaveis pelo parque indicaram que a treinadora estava num sector de contençao dos animais quando escorregou e caiu dentro do tanque, tendo sido "fatalmente ferida" por uma das orcas.
Testemunhas que estavam num restaurante proximo contaram ao jornal local que a treinadora acariciava uma das orcas quando foi atacada e levada para dentro de agua.
O turista brasileiro João Sobrinho, de 28 anos, estava a tirar fotografias do interior do tanque quando viu a orca com uma pessoa na boca. 'Foi terrível', descreveu ao mesmo jornal, explicando que a treinadora sangrava na área do rosto e que a orca a girava enquanto nadava.
O porta-voz da polícia Jim Solomons confirmou que a treinadora já estava morta quando foi resgatada do tanque.
Era 'uma das mais experientes treinadoras de animais', declarou Dan Brown, presidente da SeaWorld Orlando. 'Este é um momento extremamente difícil para os parques SeaWorld', acrescentou. Em comunicado, o grupo sublinhou que em 46 anos de história nunca teve 'um incidente como este'.
O SeaWorld de Orlando decidiu suspender os espectáculos com orcas para que todos os procedimentos sejam reavaliados, sendo que a decisão também se estende ao parque de San Diego.
O 'Orlando Sentinel' escreve que a orca envolvida neste ataque chama-se Tillikum, que significa 'amigo' na língua dos índios Chinook.
Em 1991, esta orca já tinha sido responsabilizada pelo afogamento de um dos treinadores durante um espectáculo num parque no Canadá. Foi vendida ao SeaWorld no ano seguinte e, em 1999, um homem nu foi encontrado morto no seu tanque.


Comentário: Lamento o que aconteceu a treinadora! mas è com noticias destas que me pergunto "quando è que o ser Humano vai entender que os animais são para estar no seu habitat natural e não fechados a dar espectaculos?"
Vale a pena reflectir ...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

EUA identificam autor de código de ataque ao Google


Os EUA acreditam que um homem ligado ao governo chinês tenha escrito grande parte do código de ataque usado contra o Google no ano passado, de acordo com o Financial Times. Segundo os analistas do governo norte-americano, trata-se de um indivíduo, na casa dos 30 anos, que publicou partes do programa num fórum de hackers.
O criador de spyware, que afirmou estar «a desenvolver» o programa, trabalha como freelancer e não foi ele a lançar o ataque, mas disponibilizou-o às autoridades chinesas, que tinham «acesso especial» ao código, avança o jornal, que cita um investigador não identificado do governo dos EUA.

«Se ele queria ter pesquisas nos campos em que é melhor, precisa de seguir as instruções do governo de vez em quando», ironizou, acrescentando que o hacker «preferiria não ter sujeitos de uniforme a vigiar tudo o que ele faz, mas não há forma de alguém com as suas competências escapar a isso». Apesar de tudo, a reportagem não explica como é que os EUA descobriram as ligações do cibercriminoso à China.



comentario pessoal: hoje em dia um estado/país, nao consegue, facilmente, descobrir "crimes" feitos no mundo virtual, que é a internet.
esta noticia mostra a descoberta de um "criminoso" virtual, isto mostra a evoluçao que o ser humano esta a conseguir face ao mundo virual.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Obama investe na energia nuclear

Barack Obama anunciou, esta segunda-feira, um plano de investimento de seis mil milhões de euros para aumentar a capacidade nuclear norte-americana, informa a «Euronews».

Este dinheiro vai ser aplicado na construção de dois novos reactores, esperando, assim, reduzir a dependência externa e o volume de emissões poluentes.
«Temos de encontrar respostas para as nossas crescentes necessidades de energia e impedir as piores consequências, no domínio das alterações climáticas. Vamos precisar de aumentar a nossa fonte de energia nuclear. É uma central, por exemplo, que reduzirá a poluição de carbono em 16 milhões de toneladas por ano, quando comparada com uma idêntica de carvão. Isto é o equivalente a 3,5 milhões de carros na estrada», sustentou Obama.
O presidente norte-americano está atento ao que se passa nas outras potências industriais, como a França e o Japão, que têm investido no aumento da produção nuclear.

Comentátio : Seguindo o exemplo do outras potencias como a França e o Japão, os EUA tambem vão apostar na energia nuclear, como forma de reduzir as suas emissões poluentes e serem auto-suficientes quanto a energia Esta medida não so' ajuda os EUA, pois não vão ter de importar tanta energia como tambem vai amenizar a poluição que se verifica vinda deste pais, Espero que mais paises adiram a este novo conceito de energia que só traz vantagenspara o futuro eo presente.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

UE e EUA protestam contra condenação do dissidente chinês Liu Xiaobo


A União Europeia e os Estados Unidos protestaram contra a condenação do dissidente chinês Liu Xiaobo a onze anos de prisão, confirmada esta quinta-feira por um tribunal de Pequim.

"O veredito é inteiramente incompatível com o direito à liberdade de expressão", diz um comunicado difundido pela delegação da UE na China.

"A UE pede ao governo chinês que liberte incondicionalmente Liu Xiabo e acabe a perseguição e detenção de outros signatários da Carta 08", acrescenta.

O embaixador norte-americano na China, Jon Huntsman, manifestou-se "dececionado" com a confirmação da condenação de Liu Xiaobo, afirmando que "a perseguição de indivíduos por pacifica expressão de opiniões politicas é inconsistente com as reconhecidas normas internacionais acerca dos direitos humanos".

"Pensamos que ele não devia sequer ter sido condenado e que devia ser libertado incondicionalmente", disse Jon Huntsman num comunicado.

A condenação de Liu Xiaobo a onze anos de prisão por "atividades visando derrubar o governo", pronunciada no passado dia de Natal pelo tribunal de 1 instancia n1 de Pequim, foi confirmada hoje por um tribunal superior, que rejeitou o recurso interposto pelo dissidente.

Já em dezembro, a UE e os Estados Unidos pediram a libertação de Liu Xiaobo, mas o governo chinês rejeitou as críticas ao processo, considerando-as uma "ingerência grosseira nos assuntos internos da China".

Liu Xiaobo, 54 anos, antigo professor universitário de critico literário, foi preso em dezembro de 2008, pela última vez, depois de ter promovido um abaixo-assinado apelando à introdução de reformas politicas na China.

O abaixo-assinado, cujo título, "Carta 08", é inspirado na "Carta 77" promovida por Vaclav Havel na antiga Checoslováquia socialista, defende o fim do regime de partido único, a independência do poder judicial e a liberdade de associação.

fonte: sic noticias


comentario pessoal: a china é um pais que evoluiu rapidamente e de uma maneira monstruosa a sua economia, mas no entanto nao evoluiu noutros sectores como o social. a sua populaçao ainda nao tem total liberdade de expressao, o que leva a china nao poder se tornar um paises desenvolvido.
esta notia mostra exactamente isso, pois mostra que na china a liberdade de expressao ainda n existe na sua totalidade, o que é um dos principais direitos humanos.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

EUA: Crianças acusadas de abuso sexual


Duas crianças de Indiana, nos Estados Unidos, podem ser acusadas de abuso sexual e posse de pornografia infantil por terem trocado mensagens com fotografias suas completamente despidas, uma prática a que se dá o nome de sexting.
O rapaz de 12 anos e a rapariga de 13 foram apanhados pela professora quando o telefone da rapariga tocou e ela começou a chorar, dizendo que o rapaz lhe tinha enviado uma fotografia «ordinária».
Veio a descobrir-se que o rapaz lhe enviou uma fotografia dos seus genitais e que a rapariga lhe tinha respondido, com o envio de uma fotografia sua, nua.
Caso sejam condenados, ficarão registados como abusadores sexuais.



Comentario: Esta joventude jà nao tem vergonha de nada :)
Bem , acho que tanto o rapaz como a rapariga deveriam ser ponidos pelos pais, a divulgaçao desta noticia certamente jà foi muito humilhante para eles.
Penso que serem condenados por abuso sexual è um pouco exagerado visto que sao "crianças" e ao serem condenados ficarao com cadastro para o restos das suas vida, podendo no futuro nao ter tantas oportunidades na sua vida ao serem julgados pelo passado.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Economia dos EUA perde 20.000 empregos mas taxa de desemprego cai para 9,7%


A economia norte-americana voltou a perder empregos em janeiro, ainda que muito menos em comparação a dezembro, e a taxa de desemprego caiu, contra todas as expectativas, ao nível mais baixo desde agosto.
As empresas dos Estados Unidos perderam 20 mil postos de trabalho, sete vezes menos que em dezembro, segundo o informe anual sobre desemprego publicado nesta sexta-feira pelo Departamento de Trabalho em Washington.
Mas apesar da insistência de demissões, a taxa de desemprego caiu de 10% para 9,7% no fim de janeiro.
Os números do Departamento surpreenderam os analistas, que esperavam que o desemprego se mantivesse nos 10% e contavam com a criação de 15 mil empregos.
A queda da taxa de desemprego pode ser explicada pelo fato de o informe do departamento conter dois estudos distintos: um mede os empregos nas empresas e o outro mede o emprego individual, das pessoas, algumas das quais podem ter mais de um emprego.
Este segundo informe mostra que o número de pessoas empregadas aumentou em janeiro e que a quantidade de americanos que ocupam vários postos de trabalho diminuiu.
A queda do desemprego em janeiro não exclui, entretanto, um aumento no futuro. Para Ian Shepherdson, economista do instituto HFE, isto deveria ocorrer a partir de fevereiro. A Casa Branca indicou na segunda-feira que calcula uma taxa de desemprego de cerca de 10% para 2010.
O Departamento de Trabalho avaliou ainda em forte alta o número de demissões causadas pela recessão iniciada em dezembro de 2007 e da qual os Estados Unidos saíram durante o verão. Em 2009, o emprego caiu 3,6%, dado inédito desde 1945.
Desde dezembro de 2007, o país perdeu 8,4 milhões de postos de trabalho e a recuperação demora a acontecer.
Ainda reconhecendo que a situação do emprego segue sendo "um problema grave", a Casa Branca disse que vê "sinais alentadores de uma gradual melhoria no mercado de trabalho", segundo a assessora econômica Christina Romer.
Em janeiro, o setor de serviços, que representa mais de dois terços do produto interno bruto, voltou a criar empregos.
O informe do Departamento também mostrou uma alta nos empregos temporários e nas horas trabalhadas, duas etapas indispensáveis antes das firmas contratarem funcionários.
Os números apresentam "notícias moderadamente boas", estima Sophia Koropeckyj, analista da Moody's Economy.com. "O emprego é suscetível por estar próximo ao crescimento, mas não há grande coisa no informe que nos faz supor que ele cresça rapidamente".
Os 20 mil empregos perdidos em janeiro são "um passo importante" no que diz respeito ao 779 mil perdidos em janeiro de 2008, destaca Sal Guatieri, economista da BMO Capital Markets, mas o mercado de trabalho segue díficil para os consumidores endividados.
Por esta razão, as autoridades de Washington e a maioria dos economistas se baseiam em um crescimento lento da economia nacional, já que o consumo dos lares é o motor do crescimento americano.

comentario pessoal: as taxa de desemprego estam a baixar o que é uma noticia boa,mas o numero de novas desempregados é assustador, mas aos poucos o numero vai descendo o que é muito bom hoje em dia, visto que so se houve falar em subida do desemprego e nunca em descida.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Obama, o primeiro presidente a dar entrevista no Youtube

Respondeu a questões enviadas por internautas
Foi a primeira entrevista concedida aos internautas por um presidente dos Estados Unidos. Barack Obama respondeu a algumas das 11 mil questões enviadas para o Youtube, revelando que não tem nada para esconder. Ainda assim, nem todas as dúvidas foram esclarecidas.

Durante mais de trinta minutos abortou temas tão quentes como a reforma de saúde, o terrorismo, o Afegnistão, Guantánamo, a crise económica ou as alterações climáticas.
O formato permitiu o envio de perguntas, privilegiando as que foram feitas em formato vídeo, nos cinco días anteriores à entrevista. Posteriormente, foi aberta uma votação para a escolha das melhores. Os responsáveis pelo Youtube asseguram que o presidente não conheceu as questões previamente.
Obama respondeu às perguntas na biblioteca da Casa Branca e no final considerou que se tratou de uma experiencia «magnífica», esperando poder repetir.

http://www.youtube.com/watch?v=0pqzNJYzh7I&feature=player_embedded


Comentario: Esta noticia só mostra o caracter positivo das novas tecnologias, e como cada vez mais usufruimos delas. Desta forma o Presidente dos EUA,  ciente do avanço da tecnologia aceita dar esta entrevista e mostrar que tambem ele adere a um sistema fundamental no mundo actual. Parece ser só um começo de muitas entrevistas e um exemplo a seguir.

Departamento de Transportes dos EUA investiga problemas com Toyota Prius

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos abriu uma investigação à Toyota devido ao problema detectado nos travões no modelo “Prius”.

A “National Highway Traffic Safety Administration” recebeu 124 queixas de condutores do Toyota “Prius”. Segundo os condutores, a perda de travões aconteceu sobretudo em pisos irregulares, como em buracos ou saliências, de acordo com a BBC.

O governo do Japão já tinha ordenado à Toyota a abertura de uma investigação para apurar os problemas nos travões, no entanto a empresa japonesa disse estar “descansada” alegando que no final do mês passado tinha feito mudanças no software e no sistema de travões.

O director-geral da Toyota, Hiroyuki Yokoyama, afirmou que sempre esteve disponível para ouvir as queixas e tentou dar respostas às preocupações dos clientes “Quando os nossos clientes nos abordaram, o nosso objectivo era responder o mais rápido possível”.

O Reino Unido, já disse que a reparação dos automóveis com defeito pode demorar cerca de uma semana, pois o material necessário só chega na próxima quarta-feira.

De acordo com a empresa, não há conhecimento de quaisquer acidentes provocados pelo defeito nos travões, e que apenas 26 incidentes foram causados pelo problema no acelerador tendo sido todos reportados na Europa.

Antes de serem detectados problemas com os aceleradores e os travões dos carros, a Toyota teve um lucro no ano de 2009 de 1,68 milhões de euros. No entanto, esta semana as acções da empresa japonesa atingiram o seu nível mais baixo dos últimos dez meses na Bolsa de Tóquio.




comentaio pessoal: e' normal haverem falhas na produçao tanto no ramo automovel como noutro ramo qualquer. na minha opiniao existem produtos nos quais os erros podem levar a morte como neste caso. uma falha nos travoes de um automvel na minha opiniao é algo que nao deveria acontecer, pois um carro custa bastante dinheiro por isso tem que ter a minima segurança.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Casal prendeu a filha num armário durante um ano

"Um casal norte-americano foi preso na cidade de Brownsville, no estado do Texas, EUA, por manter a filha de 12 anos presa num armário durante um ano. O caso foi conhecido após um dos irmãos ter decidido apresentar uma denúncia às autoridades policiais.
De acordo com o periódico “The Brownsville Herald”, Alfredo e Letícia Inês, padrasto e mãe da vítima, mantinham a criança presa num armário, pelo facto de ela retirar comida do frigorífico.

Ao longo de quase um ano, a menina só saía do armário para ir à escola e, eventualmente, para se alimentar.
Dentro do armário, a criança dormia sobre um amontoado de cobertas, colocados sobre um chão de cimento. Ali havia, igualmente, um balde onde a miúda urinava durante a noite e que era forçada a lavar de manhã, antes de ir para a escola.
Era também no interior do armário que a menina fazia os trabalhos de casa. Para tanto, valia-se da luz que entrava pela frinchas das portas, já que vivia às escuras lá dentro.
Foi graças a um dos seus irmãos que o caso veio a público.
Segundo a polícia apurou, a denúncia não havia sido apresentada antes porque as crianças temiam represálias por parte dos progenitores.
O casal foi preso, enquanto as crianças foram entregues à segurança social.
O caso está agora a ser investigado, pois as autoridades pretendem saber por que motivo na escola ninguém deu por nada, já que a menina apresentava-se subnutrida e com aspecto de uma criança de apenas 8 ou 9 anos.
De igual forma, as autoridades querem compreender a razão por que os seus irmãos não eram vítimas de maus-tratos."





Comentario:Como è possivel tanta maldade contra a propria filha, sò por causa dela retirar comida do frigorifìco? Certamente este casal nao tinha condiçoes psicologicas para criar a criança, mas o que è ainda mais estranho è o facto dos outros irmao nao serem vitimas de maus tratos.

Espero que este casal seja punido da maneira que merece.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Preso 74 vezes em dois anos

O norte-americano Douglas Robinson já foi preso 74 vezes em apenas dois anos. O homem morador em Cincinnati, no estado de Ohio (EUA), voltou a ser detido na terça-feira da última semana, adianta o jornal «Cincinnati Enquirer», citado pelo site brasileiro G1.

De acordo com o jornal, o homem tem tido uma média de uma detenção a cada dez dias. Douglas foi condenado na segunda-feira a 90 dias de cadeia por posse de droga. Quando as autoridades se certificaram se estava a cumprir a pena, descobriram que já tinha sido libertado por falta de capacidade da cadeia. Logo no dia seguinte, o homem voltou à prisão, detido novamente por posse de droga.
Quando foi presente a tribunal, na quarta-feira, o juiz mostrou-se chocado com o curriculum do réu e confessou que até chegou a admitir que fosse um engano.


Comentário: Sabemos que a justiça é um elememnto importante para o bom funcionamento do país, para que a população esteja em segurança, para que se cumpram as regras da sociedade e para que se possa usufruir dos deveres. Mas esta nem sempre funciona bem, (como tudo), devido a vários factores. Reconhecemos tambem que no nosso país a justiça nem sempre é "justa" e eficaz mas vendo o que acontece nos EUA, como grande exemplo de uma sociedade desenvolvida, analisamos que nem tudo é perfeito e que tambem têm os seus problemas. Só temos de ser mais rapidos na resolução das questões juridicas,  para não se acumularem os processos e vivermos numa justiça demorada e que tarda em chegar aos inocentes, e deixa delinquentes com o rendimento minimo.