segunda-feira, 3 de maio de 2010

BP assume custos da maré negra e Irão oferece ajuda aos EUA


O Irão ofereceu ajuda aos Estados Unidos para combater a maré negra que está a ameaçar várias zonas costeiras norte-americanas. A BP já assumiu que vai pagar "todos os custos necessários e justos" de limpeza.

"Os nossos especialistas da indústria do petróleo na área de perfuração podem ajudar a interromper o derramamento provocado pelo afundamento da plataforma no Golfo do México e evitar uma catástrofe ambiental", declarou Heydar Bahmani, líder da companhia iraniana de perfuração petrolífera.

O responsável salientou que o Irão tem uma longa e sólida "experiência" neste domínio.

A plataforma petrolífera, propriedade da Transocean, uma subcontratada da petrolífera britânica BP, tinha uma dimensão de 120 por 75 metros e estava a fazer furos exploratórios a 80 quilómetros de distância da costa do estado da Luisiana, Estados Unidos, quando explodiu e se afundou.

Na altura do acidente, a 20 de Abril, estavam 126 trabalhadores na plataforma, dos quais 79 eram trabalhadores da Transocean, seis da BP e 41 eram contratados.

As primeiras manchas de petróleo atingiram quinta-feira passada a costa da Luisiana, deixando antever uma das piores marés negras de sempre. Florida, Alabama e Mississipi também decretaram o estado de emergência.

As últimas estimativas indicam que o derrame ronda os 800 mil litros de petróleo por dia.

A BP indicou hoje, segunda-feira, em comunicado, que vai pagar "todos os custos necessários e justos" de limpeza da maré negra.

"A BP assume a responsabilidade da resposta à maré negra (...) Vamos limpá-la", afirmou o grupo em comunicado publicado num site na Internet sobre a gestão desta catástrofe ecológica.

Segundo o jornal The New York Times, a lei federal norte-americana limita a 75 milhões de dólares a responsabilidade da BP em caso de maré negra, fora os custos de limpeza.




Comentario: O Irao a ajudar os EUA ?!Bem como este mundo dà voltas.
Será que è este o tipo de soluçao para a paz no mundo ? catastrofe ambiental...

Sem comentários:

Enviar um comentário